SLT - Trabeculoplastia LASER selectiva no tartamento do Glaucoma

Publicada em: 07 Mar 2018

Novo tratamento Laser do glaucoma crónico de ângulo aberto, não invasivo e eficaz disponivel na CUF Porto

Foto

O glaucoma é uma neuropatia ótica caracterizada pela degenerescência progressiva das células ganglionares da retina, que se manifesta através de alterações estruturais do nervo ótico e perda de campo visual. Atualmente, o seu tratamento consiste na redução da pressão intraocular, o principal fator de risco conhecido para a doença. A tensão ocular pode ser reduzida através de medicação tópica ou oral, laser ou cirurgia. A escolha do melhor tratamento está dependente das características do próprio doente, do tipo de glaucoma, estadio de lesão do nervo ótico, sintomas, adesão à terapêutica, e tesão ocular.

A  Trabeculoplastia laser SLT é uma recente novidade no tratamento Laser do Glaucoma que se consubstancia numa técnica eficaz e não invasiva. O SLT consiste na aplicação de curtos pulsos de Laser de dupla frequência no trabéculo (zona de drenagem do humor aquoso que circula no olho) conseguindo, deste modo, permeabilizar as vias de drenagem do olho e reduzir a pressão intraocular sem o risco de danificar os tecidos circundantes. Deste modo, é possível obter reduções médias de 30% da pressão intraocular sem efeitos adversos valorizáveis.

O SLT está indicado como primeira linha no tratamento da Hipertensão Ocular, dos Glaucomas de ângulo aberto e também como terapêutica complementar em pacientes já medicados ou submetidos a intervenção Laser ou cirúrgica prévia.

A terapia pode, inclusivamente, ser repetida em casos de sucesso terapêutico prévio, caso a continuidade da evolução da doença propicie novo descontrolo da pressão intraocular.

O recurso ao SLT reveste-se, ainda, de particular interesse em casos de dificuldade de adesão ou intolerância à terapêutica com colírios e em pacientes que pretendam deixar de os aplicar por opção ou devido a efeitos secundários, sem comprometer o controlo da progressão da sua doença. A taxa de resposta é muito elevada, rondando os 80% na maioria das séries.

Para mais informações sobre a Iberoftal contacte-nos directamente para:
geral@iberoftal.com