Rastreios Oftalmológicos | Dr. Augusto Magalhães

Publicada em: 26 Jun 2018

O Dr. Augusto Magalhães, especialista em Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo da Iberoftal no CUF Porto Hospital, foi o convidado do programa Consultório do Porto Canal

Foto

O tema foi sobre rastreios oftalmológicos, no seguimento da Estratégia Nacional para a Saúde da Visão, que foi apresentada pela comissão constituída pelo Ministério da Saúde, presidida pelo próprio Dr. Augusto Magalhães.

Uma estratégia para a saúde da visão justifica-se face aos resultados positivos obtidos com as experiências piloto para o rastreio da ambliopia em crianças, bem como o da retinopatia diabética.

Segundo o Programa Nacional para a Saúde da Visão, da DGS, em Portugal, estima-se que cerca de metade da população sofre de alterações da visão, desde a diminuição da acuidade visual até à cegueira, cerca de 20% das crianças e metade da população adulta sofrem de erros refrativos significativos e cerca de metade das pessoas com cegueira se encontra em idade produtiva.

Em Portugal, as principais causas de perda de visão incluem a catarata, a diabetes ocular, o glaucoma e as doenças maculares, bem como a degenerescência macular relacionada com a idade.

Fique a saber mais sobre a Estratégia Nacional para a Saúde da Visão aqui

Para mais informações sobre a Iberoftal contacte-nos directamente para:
geral@iberoftal.com